Histórico
Em 12 de maio de 1988, um grupo de Irmãos da Loja Maçônica Primeiro de Agosto - 101, imbuídos no propósito de fundar uma nova Loja Maçônica em Bauru, lançaram mãos à obra e fundaram a Loja Maçônica "Mahatma Gandhi".

Em 12 de maio de 1988, um grupo de Irmãos da Loja Maçônica Primeiro de Agosto - 101, imbuídos no propósito de fundar uma nova Loja Maçônica em Bauru, lançaram mãos à obra e fundaram a Loja Maçônica "Mahatma Gandhi".

Estes irmãos fundadores eram: Paulo Paschoal, Joseph Georges Saab, Antonio Gimenez, José Roberto Castilho, Alvaro Carvalho Munhoz, Jose Gonçalves, Mauro de Almeida Rocha, Edmur Fernandes, Alvaro Tentor, Youssef Tobias, Jorge Rodrigues Maduro, Mario Yamamoto, Celestino Papassoni, Alfredo Fernandes, Luiz Goes de Maciel, Munir Zugaib, Norton Fernandes Ribeiro, Joel Garcia, Dirceu Jose Gobbi, José Henrique Poleti, Leo Orsini, Israel Sanchez, Edmundo Tobias, Luiz Alberto Melhado Bezerra, Jose Maria Gonçalves Vale. Colocando em prática o desejo do Past Grão-Mestre Salim Zugaib e do então Grão-Mestre da época, Orpheu Paraventi Sobrinho, deram início a formação de uma futura Loja Maçônica.

Naquela oportunidade a Loja Maçônica Primeiro de Agosto - 101, tinha como Venerável Mauro de Almeida Rocha, Primeiro Vigilante, Edmur Fernandes, Segundo Vigilante Alfredo Fernandes, e Delegado do Grão Mestre, Joseph Georges Saab, conseguindo concretizar, desenvolver e acompanhar o projeto embrionário da futura Loja Maçônica "Mahatma Gandhi" - 336, desde o seu nascimento e posteriormente, amparando-a em seus passos iniciais na busca da maturidade necessária à boa formação do bem saber maçônico.

As primeiras reuniões se deram no Templo da Loja Maçônica Primeiro de Agosto - 101, sito na rua Antonio dos Reis, nº 9-61, onde foram colocadas em pauta a formação de uma Diretoria Provisória, bem como sugeridos nomes para nossa Loja. Nessa primeira reunião foi escolhido o dia da semana para reunião e o nome que a loja deveria adotar. Foi sugerido o dia da semana "segunda-feira", "terça-feira" e "quinta-feira" e o dia vencedor foi "terça-feira". Entre os vários nomes ilustres e filosóficos apresentados, foi também por votação, escolhido o nome de "MAHATMA GANDHI", sugerido pelo irmão Jose Roberto Castilho.

A primeira Diretoria Provisória de nossa Loja foi composta dos seguintes irmãos: Venerável: Edmur Fernandes, 1º Vigilante: Alvaro C. Munhoz, 2º Vigilante: Antonio Gimenez, Orador: Paulo Paschoal, Adjunto: Mauro de Almeida Rocha, Mestre Cerimônia: Alfredo Fernandes, Tesoureiro: Shiozo Minuzo, Chanceler: Jose Maria G. Vale, Secretário: Luiz M. Reis e Jorge R. Maduro, Primeiro Diacono: Alvaro Tentor, Segundo Diacomo: Youssef Tobias, Guarda do Tempo: Norton F. Ribeiro, Cobridor: Celestino Papassoni, Hospitaleiro: Luiz Melhado Bezerra, 1º Experto: Jose Henrique Poleti, 2º Experto: Luiz Gois Maciel; Mestre de Harmonia: Dirceu Jose Gobbi.

Nossa Loja comemora como data de sua efetiva fundação, o dia 23 de Junho de 1.988. A sessão magna de posse da Diretoria Provisória, foi realizada em 09 de Agosto de 1988, contando com a presença de vinte e sete irmãos visitantes. A primeira sessão Magna de Iniciação deu-se no dia 30 de Agosto de 1988, quando iniciaram nos augustos mistérios, os seguintes Irmãos: Cesar Fernandes Ribeiro, que tido como o primeiro obreiro iniciado da loja, José Luiz Ribeiro, Luiz Mario Bueno e Virgilio Jose de Souza Lima Pinheiro.

Em 22 de Outubro de 1.988, outra marcante sessão magna de iniciação foi realizada, em sessão conjunta com a Loja Maçônica Primeiro de Agosto, a qual foi presidida pelo então saudoso Grão Mestre - Orpheu Paraventi Sobrinho e ingressaram nos augustos mistérios os Irmãos José Farid Madi Junior; Moacir Machado, Paulo C. Dotto Sanches e da Loja Primeiro de Agosto: João Cabreira e José Mario de Assis. O primeiro irmão filiado em nossa oficina foi João Carlos Aznar, em 25 de Outubro de 1988. O primeiro Venerável Mestre eleito em nossa oficina foi o Ir.: Luiz Alberto Melhado Bezerra, para o período 1989/1990.

O terreno de nossa oficina foi adquirido através de doação da Municipalidade local, contando com a participação do Ir. Alfredo Fernandes na escolha do terreno e graças ao apoio do amigo Francisco Evangelista de Araújo, então chefe da SEPLAN (Secretaria de Planejamento) da Prefeitura Municipal de Bauru, bem como com a colaboração indispensável do então presidente da Câmara Municipal, Ir.: Milton Dota, que muito nos auxiliou na doação do terreno. Ainda, mais uma vez, com o apoio e persistências de vários irmãos da loja, conseguimos comprar mais dois lotes, onde está construído o salão de festas.

O lançamento da pedra fundamental, decorridos dois anos da fundação de nossa oficina, foi na manhã de um sábado, na primavera, no dia 23 de Setembro de 1990, na gestão do Ir.: Norton Fernandes Ribeiro. Nessa oportunidade contamos com a presença de ilustres irmãos, tais como do então Grão-Mestre Salim Zugaib, tendo como Mestre de Cerimônias, o Past Grão-Mestre Santo Taricano, o Soberano Grande Comendador Ir.: Venancio Igrejas, o Soberano Grande Comendador Emérito Ir.: Alberto Mansur. Na gestão do Ir. José Maria Gonçalves do Vale, no período 1991/1992, deu-se início na construção de nosso Templo.

Em 11 de Maio de 1997, na gestão do Ir. Alfredo Fernandes, deixamos definitivamente de trabalhar no templo da Loja Primeiro de Agosto - 101, e iniciamos os trabalhos já em nosso Templo, ainda por "sagrar-se", após nove anos de labor naquela oficina. Decorridos então sete anos e trinta e dois dias, na manhã de primavera, em um sábado do dia 25 de Outubro de 1997, tendo como venerável mestre o Ir.: Marcos Fernandes Silvestre, com a presença de centenas de irmãos das Lojas Maçônicas de Bauru e região e sendo a Sessão Magna de Sagração do Templo, presidida pelo então Past-Grão Mestre Ir.: Salim Zugaib, foi finalmente sagrado nosso templo, coroando assim aquele ideal iniciado em 23 de Junho de 1988, com a entrega para os irmãos do quadro e para a maçonaria em geral, um belíssimo templo, bem como um grandioso salão de festas.


NOSSO PATRONO

Nobres motivos que levaram nossos Valorosos Irmãos Fundadores de nossa querida Loja e Família Mahatma Gandhi a escolherem o Nome do nosso patrono, ou seja; MAHATMA (GRANDE ALMA) GANDHI. Pois, bem se buscou na história dos Grandes homens do Século XX aquele que teve uma busca incessante pela verdade, moralidade e renovação espiritual, que com seu coração humanitário mostrou a milhões de pessoas o caminho para a Paz, inspirando grandes mudanças políticas por meios pacíficos e, onde que por seus exemplos de Amor, Respeito e Solidariedade ao próximo e, ações comportamentais que pudessem nortear nossas ações num ideal a perdurar por toda nossa existência e fazendo de nossas vidas e ações o reflexo de uma sociedade justa e solidária que desejamos.

 
Próximo >
Todos os direitos reservados © 2009 MAHATMA GANDHI
Desenvolvido por: Orsales Informática